PROCESSO INDUSTRIAL NO SETOR SUCROÁLCOOLEIRO
A Cana depois de queimada e cortada é transportada para a Usina em caminhões e tratores para ser processada. A descarga ocorre através do equipamento chamado tombador e hilo, o qual despeja a cana no local denominado "Casa de cana" ou mesa alimentadora.
Picture

Da casa de cana, a matéria-prima é transportada através das pontes rolantes, que possuem garras que apanham de cada vez, aproximadamente, 15 toneladas de cana-de-açúcar. 

 

 
Picture

Em seguida desloca-se para a mesa de alimentação, onde a cana será devidamente lavada em água corrente para retirada das impurezas que vem do campo e começo do seu processamento
Picture

Em seguida, a cana é cortada e desfibrada, seguindo para as moendas, onde é retirado o caldo que segue para o processamento de fabricação de açúcar e álcool.
Picture

O bagaço que é resíduo da extração do caldo segue para as caldeiras onde é queimado com o objetivo de gerar vapor para produção de uma energia limpa e renovável.
Picture

Toda energia consumida pela Usina é gerada por ela mesma e ainda é exportada para irrigação da cana.
Picture

A Chaminé e a Peneira são responsáveis pela lavagem dos gases oriundo da queima do bagaço e desta forma não joga partículas sólidas na atmosfera, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Todo este material particulado é recuperado por peneiramento e enviando para fazer compostagem no campo.
Picture

No Spray a água é resfriada para ser reutilizada no processo de fabricação de açúcar e álcool,nas usinas modernas se utiliza torre de resfriamento.
Picture

Na chegada da matéria-prima, são colhidas amostras da cana-de-açúcar, onde são analisadas num dos laboratórios, a fim de medir o teor de sacarose. No decorrer do processo industrial, diversas outras amostras são colhidas para análise do produto em cada uma das fases de produção. Todas as análises são efetuadas com equipamentos de tecnologia moderna. O Controle de Qualidade tem uma  preocupação constante para a garantia da qualidade de todos os produtos fabricados pela Usina.

 

 
Picture

O açúcar segue para o empacotamento em fardos com 30 x 1 Kg  ou  em sacos  de 50 kg. Os fardos já estão prontos para serem vendidos para supermercados e atacadistas. A estocagem do produto final é efetuada com base em critérios rigorosos, tomando todos os cuidados com a umidade do ar e temperatura, mantendo sempre a qualidade do mesmo.
Picture

O álcool produzido do melaço de cana (resíduo da fabricação do açúcar) e/ou do caldo da cana, é fermentado por um processo biológico e destilado nas colunas de destilação, dentro dos parâmetros de controle de qualidade exigidos pela ANP.
Picture

 

INICIO